Quem ganha com a venda de um produto digital é o produtor, ou seja, quem desenvolveu o produto. Porém, em alguns casos o co-produtor também pode ganhar uma parte do valor da venda, e em outros casos o afiliado também. Mas afinal, o que fazem essas 3 funções e como elas ganham uma parte do valor da venda? Veja nesse breve artigo.
Produtor digital
O produtor é basicamente o “dono” do produto. Ele também é conhecido como expert, pois na grande maioria dos casos ele quem dá as aulas do curso ou quem escreve o e-book. É o conhecimento do produtor que é transformado no conteúdo do produto, seja ele um curso online ou e-book. No caso, ele que desenvolve o material do produto.
O produtor tem parte nos lucros de todas as vendas do produto, sem exceções. Mesmo que a venda seja feita por um afiliado, o produtor tem a sua fatia garantida.
Co-produtor
Pode parecer simples, mas desenvolver um produto digital que venda envolve muitas coisas. Estratégias de divulgação, gerenciamento de tráfego, gerenciamento dos afiliados, funil de vendas, etc. E muitas vezes isso pode ser bastante coisa para apenas o produtor cuidar, e é aí que entra o co-produtor.
O co-produtor é como um sócio. Ele vai ganhar uma porcentagem das vendas do produto (definida em acordo com o produtor), mesmo que a venda seja feita por um afiliado.
As obrigações do co-produtor variam de caso para caso, mas normalmente é o co-produtor que entra com a expertise em marketing digital, proporcionando estratégias para a divulgação e venda dos produtos. Ele pode, por exemplo, cuidar de toda a parte de estruturação de vendas e tráfego, criando as páginas de venda, desenvolvendo o e-mail marketing, gerenciando as campanhas de publicidade, e mais.
Afiliado
Afiliados são pessoas que, como o nome já diz, se afiliam ao produto para vendê-lo, ganhando comissões sobre o valor final da venda. A porcentagem dessas comissões é definida pelo produtor.
O afiliado pode utilizar suas próprias redes sociais ou estrutura de vendas para divulgar e vender os produtos, ou pode utilizar a própria estrutura de vendas do produtor. Nesse último caso ele manda pessoas para a página de vendas ou lista de leads do produtor e o produtor que faz a venda. Mesmo assim o afiliado ganha a sua comissão.
Essa comissão é rastreada pelos links de afiliado. Cada afiliado possui um link único para promover os produtos.
Espero que tenha lhe ajudado a entender a diferença desses 3 papéis importantes no mercado digital. É extremamente comum que o produtor tenha um ou mais co-produtores como sócios, e o uso de afiliados é opcional, mas normalmente ajuda a aumentar ainda mais as vendas dos produtos.